Síntese Reflexiva Final


Esta reflexão foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular do Ensino Clínico (EC) em Situações de Défice no Autocuidado integrado no 2º ano do 1º semestre do plano de estudos em vigor do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), sob orientação do Professor Alberto Barata e da Professora Anunciação Baltazar, a ser desenvolvido na Fundação Ferreira Freire, Portunhos, no ano letivo 2022/2023. A elaboração desta tem como objetivo a análise crítica e reflexiva das experiências significativas de aprendizagens, com o objetivo de efetuar uma retrospeção do meu percurso ao longo destas semanas. 

Considero que os seminários realizados na primeira semana de EC foram bastante importantes para nos integrar daquilo que nos esperava ao longo destas últimas semanas. O espaço que nos deram para expormos as nossas dúvidas e até mesmo curiosidades foi bastante importante para desenvolver as nossas competências profissionais e, também, atenuar a nossa ansiedade inicial do que é o nosso primeiro EC em contexto institucional. 

Confesso que no início tentei não criar expectativas referentes ao meu percurso durante este Ensino Clínico de modo a não me desiludir com a minha prestação. Os meus maiores medos eram não conseguir atingir os objetivos que me foram propostos, não conseguir desenvolver as minhas capacidades de comunicação, não conseguir gerir o tempo, de modo a conciliar a minha vida pessoal com o EC, cumprir com a rotina do EC, não conseguir dar resposta às necessidades dos utentes e a diferença da realidade de executar uma técnica num manequim e numa pessoa. 

Porém como pontos fortes tinha a motivação de aprender mais, de interagir com idosos, de me tornar num futuro profissional de saúde, com uma base prática sustentada em evidencias cinéticas, a vontade de ajudar o outro, e fundamentalmente, evoluir enquanto ser humano. 

O processo de integração na Fundação Ferreira Freire, teve como fatores facilitadores a equipa de estudantes com os quais em tive a oportunidade de criar relações para além do ambiente institucional, onde sempre houve relação de interajuda e trabalho de equipa entre todos, a equipa de professores orientadores, que sempre me deram o apoio necessário para o meu sucesso neste EC, e a toda a equipa multiprofissional que esteve presente durante este EC, que nunca me negou auxilio quando eu mais necessitava. 

Admito que uma grande dificuldade foi as variadas formas de exercer cuidados de enfermagem e de manter um pensamento crítico e reflexivo constantemente, o que torna o processo de aprendizagem mais lento, contudo não menos produtivo, gerando em mim pensamento critico e reflexivo, sobre a forma de como pretendo construir a minha identidade profissional. 

Outro ponto que quero ainda abordar é a elaboração de planos de cuidados, posso dizer que este foi um dos desafios do ensino clínico, no entanto, posso dizer que gostei de os realizar. De facto, são essenciais para a profissão de enfermagem, e, portanto, é indispensável que nos dediquemos a aprender a realizá-los. 

 A gestão do tempo, tornou-se cada vez mais difícil com o acumular das semanas de EC, considero que esta é uma das principais tarefas que desenvolvi dentro e fora da unidade, dentro da unidade é necessário programar os cuidados de forma a que todos os utentes cumpram com as rotinas dentro dos mesmos horários, gerindo o tempo e os cuidados com as enfermeiras e com os assistentes operacionais, tanto como fora da instituição com o tempo de descanso, horário de estudo e de aprimoramento de conhecimentos e também outras atividades. 

Ao longo do Ensino Clínico foi possível desenvolver muitas competências, nomeadamente a comunicação terapêutica, essencial para estabelecer uma relação de confiança com os utentes, algo que anteriormente ao presente EC, não tive oportunidade para o fazer, gestão de emoções, embora por vezes tenha sentido vontade de as exteriorizar devido a ligações empáticas que estabeleci com os utentes, autonomia e confiança no meu trabalho, considero que esta ainda é um longo trabalho a desenvolver. 

O referencial teórico no qual o ensino clínico se baseia - Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem - reforça o que observei em vários utentes, muitos têm a capacidade e motivação para realizarem certas ações, e recuperarem parte da sua independência, e para tal a nossa ação é crucial. 

 Tive a oportunidade de realizar diversos procedimentos de enfermagem, entre eles o banho no chuveiro e leito diariamente, alternância de decúbitos, transferência, nutrição enteral por sonda nasogástrica, treino de deambulação e levante, avaliação da glicémia capilar, monitorização de sinais vitais, assistência na introdução de sonda nasogástrica, introdução de sonda vesical e por fim realização de registos em documentos, propostos pelos professores orientadores. 

Considero que para além de todos os procedimentos anteriormente mencionados terem sido relevantes para a minha aprendizagem, os mais desafiante eram saber ouvir a pessoa, saber comunicar com ela, tanto verbal como não verbalmente, manter a calma e focar-me na realização dos procedimentos, perceber que focos de enfermagem estão afetados, principalmente os autocuidados, e assim realizar planos de cuidados individualizados e personalizados e por fim implementá-los, seguindo todos os passos do processo de enfermagem, a fim de conseguir tornar a pessoa o mais autónoma e independente, possível. 

Aprendi ao longo deste EC com as enfermeiras e com as assistentes operacionais, muitas técnicas que irão facilitar a minha prática de enfermagem, embora não concorde com alguns procedimentos que foram realizados, de acordo com o que me foi lecionado anteriormente. Sinto-me grato pela confiança que toda a equipa profissional depositou em mim. 

Fui demostrando vontade de aprender, de investir na minha formação, sendo participativo nos momentos mais acertados, de forma coerente, embora algumas vezes de forma não científica, mas com o objetivo de aprofundar conhecimento e aprender com as experiências dos outros. Tive como objetivo dar o meu melhor, sendo humilde, respeitoso, carinhoso e atencioso, de forma a não perder a minha essência enquanto pessoa. 

Estas 7 semanas foram desafiadores a nível físico e emocional, e acredito que tenham contribuído em grande medida para o meu desenvolvimento pessoal. Percebi quais as minhas dificuldades, e os pontos nos quais tenho de trabalhar, que anteriormente não tinha visão sobre tais dificuldades. Deparei-me com a minha insegurança em vários aspetos, como a destreza no manuseamento do material e críticas construtivas que me foram feitas ao longo deste EC. Essa insegurança foi um dos pontos que a nível de gestão emocional, se demonstrou difícil de controlar. 

Todo o percurso até aqui, contribuiu para a construção da minha identidade académica e profissional, pois desenvolvi vários aspetos, que fui referindo ao longo da reflexão, como a comunicação, responsabilidade, o empenho nas atividades, a observação, a gestão de emoções e o pensamento critico. 

Termino com vontade de continuar a adquirir conhecimento e de aproveitar novas oportunidades que me forem propostas. Por fim queria agradecer ao professor Alberto e à professora Anunciação, pela dedicação que tiveram comigo, e por despertarem, ainda mais, o gosto pela Enfermagem, realmente enfermagem, é algo lindo.

André Pereira Nogueira
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
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