Caracterização do Contexto

No âmbito da unidade curricular de Ensino Clínico em Situações de Défice no Autocuidado, realizado na Fundação Ferreira Freire (FFF), realizei esta pesquisa com o objetivo de apresentar, contextualizar, e conhecer um pouco mais sobre a instituição que me acolheu neste primeiro EC.

"A Fundação Ferreira Freire é uma fundação de solidariedade social, criada por disposição testamentária do Conselheiro Dr. José Luís Ferreira Freire, com sede em Portunhos, Cantanhede" (Fundação Ferreira Freire, s.d.a).

Para admissão dos clientes na FFF, será dada prioridade em igualdade de circunstâncias, primeiramente aos clientes da Freguesia de Tentúgal, seguidos aos idosos das Freguesias de Portunhos, Pocariça e Ançã e só depois as restantes Freguesias do Concelho de Cantanhede.

A Fundação Ferreira Freire é uma instituição mediadora e recetora do PCAAC (Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados). A FFF também tem diversas parcerias com várias instituições, como: Instituto da Segurança Social; Centro Distrital de Coimbra; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Alzheimer Portugal; CERCIMIRA; Rede Local de Intervenção Social (RLIS); Rede Social do Concelho de Cantanhede; Associação Cultural Desportiva e Recreativa Pedra Rija de Portunhos; Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra; Escola Técnico Profissional de Cantanhede; Associação Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha; Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ançã (Fundação Ferreira Freire, s.d.a).

A FFF tem principalmente como objetivos, promover a Solidariedade Social, desenvolvendo atividades de proteção dos cidadãos na velhice, invalidez e também em situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho, bem como o apoio a pessoas com deficiência. Secundariamente a FFF tem como objetivos, o apoio e proteção à família, promover a integração social e comunitária, promover e proteger a saúde e a prevenção e controlo da doença, a educação e formação profissional dos cidadãos, desenvolver a promoção recreativa e cultural, e também promover o convívio social e a cooperação com outros organismos. O seu âmbito de ação abrange a área geográfica em que se insere o Concelho de Cantanhede e a Freguesia de Tentúgal.

A visão da Fundação Ferreira Freire está direcionada para uma prestação de cuidados de serviços especializados que são referenciados pela sua qualidade tendo concretizado novas respostas a exigências diversificadas, melhorando o nível de satisfação de clientes e colaboradores.

A missão da Fundação Ferreira Freire apoiar e acolher pessoas com necessidades físicas, psicológicas e sociais, de forma a melhorar a sua qualidade de vida, através da prestação cuidados individuais e especializados, garantindo a satisfação de todos os clientes e colaboradores da instituição

Os valores intrínsecos à politica da FFF, assentam principalmente no profissionalismo de modo a garantir que todos os profissionais que lá exercem funções, tenham competências adequadas ao bom desempenho das suas funções, sendo-lhes exigido honestidade na sua prática profissional, a FFF promove também serenidade nas relações humanas, em particular nos momentos mais tensos ou propícios a alguma conflitualidade; liberdade de expressão, em que as pessoas são livres de manifestar as suas opiniões, ideias e pensamentos; na dedicação havendo sempre disponibilidade para os clientes e colaboradores ; na convivência impera a capacidade de bom relacionamento interpessoal; na humildade, onde permanece a capacidade de reconhecer os próprios erros, solicitando ajuda ao outro para resolver esses mesmos erros e respeitando as diferentes opiniões; na humanidade com o intuito de compreender as limitações alheias, respeitando a identidade pessoal (Fundação Ferreira Freire, s.d.b).

Os serviços prestados pela FFF são: O apoio nas atividades da vida diária, onde os utentes são apoiados na satisfação das necessidades básicas e instrumentais de vida diária, com a ajuda de profissionais experientes e qualificados na área da geriatria; Serviço de lavandaria, onde é garantido todo o tratamento cuidadoso de toda a roupa dos utentes; Tratamento médico e de enfermagem, assistência médica geral periodicamente e equipa de enfermagem diária, que dão respostas individualizadas de acordo com as patologias de cada idoso; Alimentação adequada às necessidades dos utentes, com acompanhamento de uma nutricionista que elabora as ementas e planos alimentares, de acordo com as especificidades de cada utente; Atividades de Animação Sociocultural. A organização destas atividades é feita por uma equipa multiprofissional, que valoriza a opinião e gostos dos utentes e as enriquece com a participação da família/comunidade, são realizadas várias atividades como, bingo, sessões de cinema, celebrações religiosas, videochamadas com familiares dos utentes, entre outras; Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Fundação Ferreira Freire, s.d.a).

As Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI) são alojamentos coletivos, de utilização temporário ou permanente, que têm como objetivos o desenvolvimento de atividades de apoio social e a prestação de cuidados de enfermagem, para pessoas com idade preconizada para a reforma ou em situações de risco ou perda de independência/autonomia, que pretendem integração nestas estruturas os procuram diversas respostas sociais, como, serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas, como por exemplo, contribuição para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo, promovendo a integração social. É também pretendido a criação de condições que permitam preservar e incentivar a relação intrafamiliar (Fundação Ferreira Freire, s.d.a).

A Fundação Ferreira Freire é constituída pela ERPI I que está dividida em 4 setores e uma enfermaria. O setor 1 tem capacidade para receber 35 utentes, contudo, neste momento, estão alocados 34 utentes, existindo 1 vaga. Este setor está destinado a alocar utentes mais autónomos, que têm capacidade para realizar maior parte dos autocuidados. O setor 2 tem capacidade para receber 25 utentes, tendo em conta que 3 camas deste setor estão salvaguardadas para casos de isolamento. O setor 2 é constituído por uma enfermaria, com 12 camas. Estas camas serão ocupadas por utentes que necessitam de cuidados específicos de enfermagem, por isso existe uma equipa de enfermagem direcionada para tal. Este setor está destinado a alocar utentes com apenas alguma autonomia e que não conseguem realizar certos autocuidados. O setor 3 tem capacidade para receber 18 utentes, contudo, neste momento, estão alocados 16 utentes, existindo 2 vagas. Este setor está destinado a alocar utentes dependentes e incapazes de realizar grande parte dos autocuidados. O setor 4 tem capacidade para receber 17 camas, contudo neste momento, estão alocados 13 utentes, existindo 4 vagas. Este setor está destinado a alocar utentes dependentes e incapazes de realizar grande parte dos autocuidados, assim como o setor 3.

A Fundação Ferreira Freire, também pela ERPI II que tem capacidade para 17 camas, contudo neste momento, estão alocados 16 utentes, existindo uma vaga. Esta ERPI é direcionada para utentes com certos tipos de demência.

O centro dia é uma resposta social que contribuiu para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias onde são prestados cuidados individualizados e específicos para os utentes, ao nível da alimentação, tratamento de roupas, entre outras. A Fundação Ferreira Freire presta esta resposta social à população da União de Freguesias de Portunhos e Outil, neste momento nenhum utente usufrui deste serviço (Fundação Ferreira Freire, s.d.a).

O apoio domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a pessoas ou famílias que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e/ou psíquica e que não possam a segurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização das atividades instrumentais da vida diária. A Fundação Ferreira Freire presta esta resposta social à população da União de Freguesias de Portunhos e Outil, neste momento onze utentes usufruem deste serviço (Fundação Ferreira Freire, s.d.a).

A equipa de trabalho na FFF é multiprofissional e é constituída por 1 um contabilista certificado, 2 encarregados de serviços gerais, 2 encarregados de setor, 9 enfermeiros, 2 auxiliares de escritório, 4 lavandeiras, 3 técnicas de serviço social, 2 animadoras socioculturais, 2 terapeutas ocupacionais, 10 auxiliares, 47 ajudantes de ação direta, 3 cozinheiras e 8 ajudantes de cozinha.

Relativamente à medicação, a mesma é distribuída em pequenos sacos, unidose, a cada utente. Os sacos contêm informação pertinente à cerca do respetivo utente e à cerca da terapêutica.

Relativamente à passagem de turno, os enfermeiros/as realizam a passagem de turno por volta das 16 horas, durante a mesma é transmitida toda a informação necessária sobre os utentes e quais as intervenções que os enfermeiros devem ter sobre os mesmos. Não há passagem de turno de manhã pois na FFF não se realiza o turno da noite.

Concluindo a FFF presta serviços de excelência, garantindo o maior conforto e qualidade possível aos seus utentes, respeitando todos os direitos dos colaboradores e utentes.

André Pereira Nogueira
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora